Tendões e ligamentos fortes para atletas

Tecido branco, parte 1:
TENDOFORTE®

Até agora, o foco da nutrição esportiva estava nos músculos. Hoje em dia, as pessoas estão mudando de ideia e o chamado tecido conjuntivo branco está ganhando mais atenção e com razão. Uma força física tremenda vem de articulações, tendões, ligamentos e fáscias fortes. Além disso, as lesões nesses tecidos representam 70% do tempo de inatividade no esporte.

Uma complexa rede de tecido conjuntivo conecta e protege todo o sistema musculoesquelético dos seres humanos. Esse tecido branco, como o tecido conjuntivo também é chamado, é feito de colágeno. Para os atletas, a suplementação com colágeno é um auxílio importante porque a sobrecarga pode fazer com que o colágeno seja quebrado mais rapidamente do que a capacidade de sintetização do corpo, lesionando assim o tecido branco. Não é surpresa, portanto, que lesões do tecido conjuntivo sejam extremamente comuns em esportistas amadores e profissionais. Infecções no tendão de Aquiles, entorses do tornozelo, lesões no tendão da rótula ou rupturas do ligamento cruzado anterior são os diagnósticos. Como cada vez mais pessoas querem praticar esportes de forma ativa, há um interesse crescente em estratégias nutricionais para fortalecer o tecido conjuntivo branco.

TENDOFORTE® em alta

Os peptídeos bioativos de colágeno (BCP®) da GELITA podem ajudar os atletas a manterem ou melhorarem seu desempenho. O TENDOFORTE® é muito popular porque a maioria das lesões resulta do uso excessivo dos tendões e ligamentos. Os peptídeos específicos do TENDOFORTE® estimulam as células do tecido conjuntivo de tendões e ligamentos a produzirem novas proteínas de matriz de colágeno. Isso permite que os atletas treinem em alta intensidade e, ao mesmo tempo, minimizem o desgaste do tecido branco relacionado à atividade. Dois estudos comprovam a eficácia do peptídeo de colágeno. Em um estudo cruzado controlado por placebo realizado pelo Australian Institute of Sport (AIS), os benefícios do TENDOFORTE® foram investigados durante um período de seis meses. Os corredores que participaram do estudo sofriam de inflamação crônica do tendão de aquiles e não conseguiam se exercitar. Nenhum deles tinha respondido ao tratamento tradicional. Metade dos participantes tomou cinco gramas de TENDOFORTE® diariamente, a outra metade tomou um placebo. Todos completaram um programa especial de exercícios. No total, 12 dos 20 atletas participantes puderam voltar a correr depois de tomar 5 gramas de TENDOFORTE® diariamente por apenas três meses.

Efeito cientificamente comprovado

Um segundo estudo realizado pelo Instituto de Esporte e Ciência do Esporte da Universidade de Freiburg, Alemanha, mostra que o TENDOFORTE® está apto a fazer ainda mais. Seis meses de suplementação com o TENDOFORTE® resultaram na melhora significativa da estabilidade do tornozelo e na redução das entorses do tornozelo. Ainda houve um efeito positivo nos três meses após o estudo, pois ocorreram menos lesões.


A boa notícia para os fabricantes é que os peptídeos bioativos de colágeno da GELITA podem ser formulados em várias aplicações, como bebidas, shakes, pó ou barras proteicas. Eles são alimentos naturais, de fácil digestão, isentos de alergênicos e sem aditivos alimentares (Clean Label). E o importante também é que eles não afetam o sabor nem o paladar do produto final.


O TENDOFORTE® não é o único produto no portfólio da GELITA para o fortalecimento do tecido branco. Na próxima edição da uptodate, mostraremos como o BODYBALANCE® pode otimizar a composição corporal e ajudar a manter o peso.

TENDOFORTE® foi reconhecido no Nutraingredients Awards de 2020.

LEIA MAIS NO BLOG
DOS ESPECIALISTAS:
https://bit.ly/3aq7UOp

MAIS INFORMAÇÕES:
Suzane Leser
Tel. +49 (0) 6271 84-2119
suzane.leser@gelita.com

Descubra mais detalhes
sobre o TENDOFORTE® em:
https://bit.ly/3dAgEDo


Você pode baixar o novo eBook sobre tecido conjuntivo branco aqui:
https://bit.ly/2Qh1KJq

Share on: